12 novembro, 2006

Projeto? O que é? Como se faz?

Fala-se muito em trabalhar projetos nas Unidades Escolares. Mas projetos com um planejamento de atividades pré-definidas, pré-estabelecidas, já elaboradas... Um trabalho que não parte do interesse, das dúvidas dos alunos. É aplicado ao aluno que continua recebendo as informações e muitas vezes sem construir nada.
Desenvolver projetos de uma forma construtivista, torna-se uma metodologia de trabalho interessante, permitindo ao aluno a escolha do assunto e iniciando preliminarmente pelas certezas provisórias e dúvidas temporárias, apontando caminhos para a apropriação e construção de novos conhecimentos, através das pesquisas. Tendo como ponto de partida a problematização.
Trabalhar com projetos de aprendizagem o educador deve proporcionar aos alunos várias oportunidades de conhecimentos, possibilitando-lhes o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, as mídias, as outras áreas do conhecimento. É um trabalho pedagógico que rompe com a grade curricular, promove a dinâmica interdisciplinar e privilegia a construção do conhecimento.
Para trabalhar com essa proposta de ensino exige do professor aperfeiçoamento constante e principalmente acreditar e compreender essa metodologia, pois ele passa a ser o mediador o articulador do processo ensino aprendizagem.

05 novembro, 2006

Perguntas Inteligentes: O que é isso?

Segundo o texto as perguntas norteadoras fazem a diferença no processo ensino aprendizagem. A criança possui um desejo de descobrir e é necessário que a escola estimule constantemente a investigação e a construção do conhecimento. O professor deverá desafiar seus alunos, ajudá-los a buscar dados, a perguntar, provocar o debate, o pensar, o refletir, o analisar para chegar a um projeto. O Projeto de Aprendizagem é uma proposta de trabalho que surge do interesse e das necessidades dos alunos.
Como coloca o texto as mudanças na prática abarcam transformações pedagógicas, metodológicas e ideológicas. Para que isso realmente aconteça em nossas Unidades Escolares faz-se necessário investir na formação dos educadores, para que estes assumem uma prática menos conteudista sem medo do novo, da mudança e ofereçam aos seus alunos novas formas de ampliar os horizontes escolares, novas oportunidades de construção do conhecimento, incorporando novas ferramentas de trabalho.
Não é um processo rápido é uma caminhada longa, implica em assumir responsabilidades. Mas é uma proposta metodológica para provocar mudanças imprescindíveis na Educação.

04 novembro, 2006

Conteúdos: Para quê? Por quê?

No mundo contemporâneo as últimas décadas têm sido marcadas por inúmeras mudanças. Isso nos faz refletir como está a escola em relação às práticas pedagógicas e ao processo ensino aprendizagem. Em nossas unidades escolares encontramos os professores empenhados e interessados em se atualizar, procurando sempre inovar, trazendo para sala de aula metodologias diferenciadas para trabalhar os conteúdos, de modo que a aprendizagem seja interessante e que desperte a vontade do aluno em aprender. Mas também temos os professores que estão acomodados, que não se preocupam em inovar, em ousar, em aprender a aprender e estar aperfeiçoado-se constantemente.
Através dos estudos com projetos de aprendizagem trabalha-se o interesse e as curiosidades dos alunos, partindo para uma investigação, desenvolvendo a interdisciplinaridade, a elaboração e a construção do conhecimento científico. O currículo passa a ser flexível e com isso o aluno começa a aprender através de pesquisas, buscando suas dúvidas, não ficando à espera dos conteúdos prontos e acabados. O professor deve proporcionar diversas oportunidades para o aluno ampliar seus conhecimentos, como as tecnologias, as diversas mídias, ou outras fontes de saber que são de seu interesse, instigando-o a elaborar perguntas.
Se analisarmos os vestibulares quase todos exige dos alunos não mais a memorização dos conteúdos e sim a capacidade de interpretação e de raciocino lógico, isso não se consegue com o ensino tradicional. A escola precisa preparar o aluno para a vida além do vestibular.

Qual é a questão?

Analisando o texto qual é a questão? Se nós nos reportarmos as nossas práticas pedagógicas ou refletimos um pouco, quantos de nós repassavámos os conteúdos de forma tradicional? A própria Universidade da qual fomos formados ou habilitados como “professores” fez esse repasse de conteúdos. Quantos professores ainda hoje fazem esse processo?
O texto nos mostra como devemos agir para que nossos projetos sejam dentro da realidade do aluno. Através do projeto de aprendizagem o aluno sente-se desafiado, instigado para procurar respostas criativas para as questões. Criando formas de resolver perguntas, explorando os ambientes, fazendo a interdisciplinaridade, construído e organizando suas idéias, interagindo, fazendo assim a construção do conhecimento.
Realmente pouco se trabalha em sala de aula com questionamentos, com perguntas. Mas, será que o professor está preparado para trabalhar dessa forma? Normalmente o professor em sua prática pedagógica faz tudo pelo aluno, antecipa o que o aluno pode e deve fazer. É um desafio é uma mudança de paradigma educacional, pois sabemos que a tendência é de receber tudo pronto e acabado.

03 novembro, 2006

Comunicação em Tempo Real

Com o aprimoramento da inteligência humana e a intensificação dos estudos voltados para a modernização da sociedade, iniciou-se a revolução técnico-científica e informacional que contribuiu para o processo da criação de redes de programação de notícias, como por exemplo, a mídia eletrônica, que através da internet permite a circulação de notícias em tempo real para qualquer lugar do planeta, interligando a maioria dos países. Nesse mundo globalizado torna-se então imprescindível a utilização dos mais variados meios de comunicação para transmitir informações.
A comunicação em tempo real nas últimas décadas tem avançado muito. A troca instantânea de mensagens é um dos serviços que mais crescem na internet. Portanto, ela permite a comunicação com amigos e familiares, usando texto, áudio, vídeo e outras ferramentas de colaboração. Pode fazer chamadas de voz para o telefone ou o computador e até mesmo enviar mensagens de texto para celulares ou pagers.
A comunicação em tempo real reduz custos operacionais, aumenta a produtividade. Um estudo realizado pela consultoria de telecomunicações Accenture em parceria com a Siemens(“Real Time Communications: Scenarios for Implementing Innovative Technologies”, Munich, July,2003) atesta que a eficiência na comunicação é fator decisivo para a competitividade das corporações. Hoje em dia, muito tempo não-produtivo é consumido nas tentativas de localizar e estabelecer contato com alguém ou, mesmo tentando se livrar de comunicações inoportunas. Segundo o estudo, as empresas podem economizar até 50% das despesas de capital e de operação caso integrem aplicações de comunicação em tempo real .