03 novembro, 2006

Comunicação em Tempo Real

Com o aprimoramento da inteligência humana e a intensificação dos estudos voltados para a modernização da sociedade, iniciou-se a revolução técnico-científica e informacional que contribuiu para o processo da criação de redes de programação de notícias, como por exemplo, a mídia eletrônica, que através da internet permite a circulação de notícias em tempo real para qualquer lugar do planeta, interligando a maioria dos países. Nesse mundo globalizado torna-se então imprescindível a utilização dos mais variados meios de comunicação para transmitir informações.
A comunicação em tempo real nas últimas décadas tem avançado muito. A troca instantânea de mensagens é um dos serviços que mais crescem na internet. Portanto, ela permite a comunicação com amigos e familiares, usando texto, áudio, vídeo e outras ferramentas de colaboração. Pode fazer chamadas de voz para o telefone ou o computador e até mesmo enviar mensagens de texto para celulares ou pagers.
A comunicação em tempo real reduz custos operacionais, aumenta a produtividade. Um estudo realizado pela consultoria de telecomunicações Accenture em parceria com a Siemens(“Real Time Communications: Scenarios for Implementing Innovative Technologies”, Munich, July,2003) atesta que a eficiência na comunicação é fator decisivo para a competitividade das corporações. Hoje em dia, muito tempo não-produtivo é consumido nas tentativas de localizar e estabelecer contato com alguém ou, mesmo tentando se livrar de comunicações inoportunas. Segundo o estudo, as empresas podem economizar até 50% das despesas de capital e de operação caso integrem aplicações de comunicação em tempo real .

Nenhum comentário: