12 novembro, 2006

Projeto? O que é? Como se faz?

Fala-se muito em trabalhar projetos nas Unidades Escolares. Mas projetos com um planejamento de atividades pré-definidas, pré-estabelecidas, já elaboradas... Um trabalho que não parte do interesse, das dúvidas dos alunos. É aplicado ao aluno que continua recebendo as informações e muitas vezes sem construir nada.
Desenvolver projetos de uma forma construtivista, torna-se uma metodologia de trabalho interessante, permitindo ao aluno a escolha do assunto e iniciando preliminarmente pelas certezas provisórias e dúvidas temporárias, apontando caminhos para a apropriação e construção de novos conhecimentos, através das pesquisas. Tendo como ponto de partida a problematização.
Trabalhar com projetos de aprendizagem o educador deve proporcionar aos alunos várias oportunidades de conhecimentos, possibilitando-lhes o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, as mídias, as outras áreas do conhecimento. É um trabalho pedagógico que rompe com a grade curricular, promove a dinâmica interdisciplinar e privilegia a construção do conhecimento.
Para trabalhar com essa proposta de ensino exige do professor aperfeiçoamento constante e principalmente acreditar e compreender essa metodologia, pois ele passa a ser o mediador o articulador do processo ensino aprendizagem.

Nenhum comentário: