04 novembro, 2006

Qual é a questão?

Analisando o texto qual é a questão? Se nós nos reportarmos as nossas práticas pedagógicas ou refletimos um pouco, quantos de nós repassavámos os conteúdos de forma tradicional? A própria Universidade da qual fomos formados ou habilitados como “professores” fez esse repasse de conteúdos. Quantos professores ainda hoje fazem esse processo?
O texto nos mostra como devemos agir para que nossos projetos sejam dentro da realidade do aluno. Através do projeto de aprendizagem o aluno sente-se desafiado, instigado para procurar respostas criativas para as questões. Criando formas de resolver perguntas, explorando os ambientes, fazendo a interdisciplinaridade, construído e organizando suas idéias, interagindo, fazendo assim a construção do conhecimento.
Realmente pouco se trabalha em sala de aula com questionamentos, com perguntas. Mas, será que o professor está preparado para trabalhar dessa forma? Normalmente o professor em sua prática pedagógica faz tudo pelo aluno, antecipa o que o aluno pode e deve fazer. É um desafio é uma mudança de paradigma educacional, pois sabemos que a tendência é de receber tudo pronto e acabado.

Nenhum comentário: