04 novembro, 2006

Conteúdos: Para quê? Por quê?

No mundo contemporâneo as últimas décadas têm sido marcadas por inúmeras mudanças. Isso nos faz refletir como está a escola em relação às práticas pedagógicas e ao processo ensino aprendizagem. Em nossas unidades escolares encontramos os professores empenhados e interessados em se atualizar, procurando sempre inovar, trazendo para sala de aula metodologias diferenciadas para trabalhar os conteúdos, de modo que a aprendizagem seja interessante e que desperte a vontade do aluno em aprender. Mas também temos os professores que estão acomodados, que não se preocupam em inovar, em ousar, em aprender a aprender e estar aperfeiçoado-se constantemente.
Através dos estudos com projetos de aprendizagem trabalha-se o interesse e as curiosidades dos alunos, partindo para uma investigação, desenvolvendo a interdisciplinaridade, a elaboração e a construção do conhecimento científico. O currículo passa a ser flexível e com isso o aluno começa a aprender através de pesquisas, buscando suas dúvidas, não ficando à espera dos conteúdos prontos e acabados. O professor deve proporcionar diversas oportunidades para o aluno ampliar seus conhecimentos, como as tecnologias, as diversas mídias, ou outras fontes de saber que são de seu interesse, instigando-o a elaborar perguntas.
Se analisarmos os vestibulares quase todos exige dos alunos não mais a memorização dos conteúdos e sim a capacidade de interpretação e de raciocino lógico, isso não se consegue com o ensino tradicional. A escola precisa preparar o aluno para a vida além do vestibular.

Nenhum comentário: