05 novembro, 2006

Perguntas Inteligentes: O que é isso?

Segundo o texto as perguntas norteadoras fazem a diferença no processo ensino aprendizagem. A criança possui um desejo de descobrir e é necessário que a escola estimule constantemente a investigação e a construção do conhecimento. O professor deverá desafiar seus alunos, ajudá-los a buscar dados, a perguntar, provocar o debate, o pensar, o refletir, o analisar para chegar a um projeto. O Projeto de Aprendizagem é uma proposta de trabalho que surge do interesse e das necessidades dos alunos.
Como coloca o texto as mudanças na prática abarcam transformações pedagógicas, metodológicas e ideológicas. Para que isso realmente aconteça em nossas Unidades Escolares faz-se necessário investir na formação dos educadores, para que estes assumem uma prática menos conteudista sem medo do novo, da mudança e ofereçam aos seus alunos novas formas de ampliar os horizontes escolares, novas oportunidades de construção do conhecimento, incorporando novas ferramentas de trabalho.
Não é um processo rápido é uma caminhada longa, implica em assumir responsabilidades. Mas é uma proposta metodológica para provocar mudanças imprescindíveis na Educação.

Nenhum comentário: